terça-feira, 21 de novembro de 2017

Cinema Paraíso - Luís Neiva - The Green Butchers (2003)

De Grønne Slagtere

País: Dinamarca 
Ano: 2003 
Realizador: Anders Thomas Jensen 
Argumento: Anders Thomas Jensen 
Elenco: Nikolaj Lie Kaas, Mads Mikkelsen, Line Kruse, Ole Thestrup, Bodil Jorgensen, Aksel Erhardtsen


De Grønne Slagtere está seguramente entre as comédias mais negras do passado recente do cinema europeu. De facto, é tão negra que há que pensar duas vezes antes de lhe chamar comédia.

Cansados de serem mal tratados pelo seu patrão, dois talhantes – Svend (Mikkelsen) e Bjarne (Lie Kaas) – decidem abrir o seu próprio negócio. No entanto, a dupla não é propriamente popular na cidade e o seu feitio anti-social complica o sucesso do novo talho, até que um acidente os põe na boca do mundo, melhorando radicalmente as suas próprias vidas pessoais.

O mais impressionante em De Grønne Slagtere é o quão facilmente podia ter sido uma autêntica tragédia (no mau sentido). Em vez disso, o resultado final impressiona pela positiva não sendo de todo injusto colocá-lo entre os melhores do género.
Toda a premissa é bastante original, mas perigosa. A distância entre o ridículo e o demasiado dramático neste tipo de histórias é curta, mas Anders Thomas Jensen explora com sucesso o meio termo, contando toda a história de uma forma extremamente realista. É um filme que se leva a sério, mas que jamais abusa do dramatismo para passar uma mensagem.

A esta premissa são adicionados um argumento forte, uma boa banda sonora e uma cinematografia bastante interessante, produzindo uma atmosfera absolutamente asfixiante, moldura que facilita o trabalho dos actores.

E neste particular, mérito a quem o merece: o sucesso deste filme está intimamente ligado ao grande trabalho dos dois protagonistas: Mads Mikkelsen e Nikolaj Lie Kaas. Se o primeiro é já um actor com créditos firmados no cinema europeu – e de certa forma em Hollywood, embora neste caso continue a ser desperdiçado em papéis de vilão com muito pouco conteúdo – e que conta com perfomances fantásticas em filmes como Jagten ou Valhalla Rising, Lie Kaas revelouse uma muito agradável surpresa.
A dupla faz jus ao realismo proposto por Jensen e o resultado são duas personagens extremamente sólidas e credíveis que practicamente carregam o restante elenco às costas.
De Grønne Slagtere não é um filme para qualquer pessoa. É pesado, perverso e o seu humor pode ser “difícil de engolir”. Mas é um filme para todos aqueles que gostem de alimentar o seu lado negro de quando em vez. E que bem que sabe.

8/10


0 comentários:

Enviar um comentário