segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Review: The Disaster Artist (2017)

The Disaster Artist (2017)

Confesso que quando comecei a ouvir falar deste filme pensei que seria mais uma comédia com o único objectivo de gozar novamente com The Room (2003). Não, nada disso. The Disaster Artist dá-nos outra dimensão de Tommy Wiseau, uma figura maior do que o seu filme.

Se quisermos comparar podemos dizer que é um filme próximo ao Man on the Moon (1999), que retrata a vida de Andy Kaufman, um génio incompreendido. Não diria que Wiseau seja um génio, mas é mais do que The Room nos deu a conhecer. Sim, é um mau actor. Sim, é um mau realizador e produtor. Mas é muito mais do que aquela figura alucinada. The Disaster Artist é sobre um homem solitário e misterioso que ganhou uma obsessão com a primeira pessoa que lhe deu atenção. É também sobre sonhar e não desistir. Quase chega a ser comovente. Nunca pensei dizer isto sobre um filme do James Franco. Muito menos quando este é sobre um dos piores filmes já realizados.

Tudo isto é categoricamente mostrado por James Franco. Basta ver o The Room ou entrevistas com o Wiseau para perceber que Franco conseguiu transmitir toda a energia (ou falta dela) que Tommy possui. Não deverá chegar para o Oscar, mas também não ficaria chocado se fosse entregue a este. 

7/10

P.S.: Depois dos créditos finais ainda tem uma cena.


0 comentários:

Enviar um comentário