terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Plan 9 from Outer Space vs. The Room

Qual é o pior filme de sempre?

The Room está novamente em alta depois de James Franco trazer The Disaster Artist para o cinema. Pareceu-me então pertinente tentar responder à pergunta "Qual é o pior filme de sempre?". E nada melhor do que uma breve análise pegando nos dois filmes que mais vezes levaram este rótulo: Plan 9 from Outer Space (1959), de Ed Wood e The Room (2003), de Tommy Wiseau.

Argumento

Plan 9 from Outer Space

Extraterrestres atacam o planeta Terra através do "Plano 9", que consiste em ressuscitar mortos transformando-os em zombis que posteriormente atacam os humanos.

The Room

Johnny vive com a sua noiva Lisa em São Francisco. Entediada com a vida que leva e querendo mais do que a vida economicamente confortável, Lisa trai Johnny com o seu melhor amigo, Mark.

Em Plan 9 temos um argumento claramente de série B. Ficção cientifica e fantasia, cliché, mas que desperta o mínimo interesse. Já The Room é um episódio de novela. Visto e revisto. Com cenas completamente inúteis e introduzidas no filme só porque sim (quando vão jogar para a rua, p.e.). Só de lembrar que o objectivo seria fazer algo parecido a Tennessee Williams...

Produção

Plan 9 from Outer Space


Cenários pobres e imagens de arquivo são o que saltam à vista neste filme. Os efeitos especiais também são muito pouco convincentes (mas não esquecer que estavam em 1959). Destaque positivo para a roupa e maquilhagem. 

The Room



Dizem que passaram dos 6 milhões. Para Hollywood não é um valor alto, mas é inadmissível esta qualidade de imagem. Até para o The Room. Bastava que não tivessem usado estas imagens na montagem. As cenas de sexo e a nudez são claramente para vender. Guarda-roupa e maquilhagem condizentes com a época (com a excepção de Tommy).

Actores

Plan 9 from Outer Space

As figuras que deviam ser temíveis simplesmente não são. Caem até no ridículo. As personagens que claramente são secundárias (coveiros, p.e.) também são muito fraquinhos. O restante elenco, longe de serem Brandos e Streeps, conseguem ser minimamente convincentes.

The Room

Destaque quase positivo para a sogra (que me lembra a Rosa Lobato de Faria em A Minha Sogra é um Bruxa). O restante elenco, com Wiseau à cabeça é demasiado mau para ser verdade. 

Realização

Plan 9 from Outer Space


O papel do realizador, para além de escolher enquadramentos, é dirigir actores. Neste capítulo, todas as cenas de luta foram dolorosas... Para o espectador. Intensidade zero. A tentativa de camuflar a ausência de Bela Lugosi também é falhada. Em algumas cenas nem tiveram o cuidado de pintar o cabelo de branco. 

The Room



Nada de alarmante, mas básico. Aquela cena de sexo com a água é a tradução de lame no audiovisual.

Fotografia

Plan 9 from Outer Space


Apontamentos interessantes com o fumo. O facto de ser a preto e branco protege-o bastante, mas longe de um Sunset Blvd. (1950).

The Room


Que luz azul e sombras tão naturais!



Com 16 pontos em 80 possíveis (20%), The Room é, para o Cinema Sem Lei, o PIOR FILME DE SEMPRE. 

The Room é tão mau que quase faz de Plan 9 from Outer Space um filme interessante. Em contrapartida e negando completamente o que acabei de dizer, se querem umas horas bem passadas, vejam o filme de Tommy Wiseau. De tão ridículo que é, ficamos completamente agarrados.

0 comentários:

Enviar um comentário