terça-feira, 8 de abril de 2014

Sergio Leone


Sergio Leone foi um realizador italiano com pouca, mas marcante obra, deixando o seu nome gravado para sempre através do western spaghetti.

Nasceu em 1929 e é filho de Vicenzo Leone a.k.a. Roberto Roberti, um dos primeiros realizadores italianos, e de Bice Valerian, uma estrela do cinema mudo. 
Sendo criado no cinema, desde cedo se interessou por esta arte. Com 18 anos era assistente de realização de Vittorio De SicaLuigi Comencini e Mervyn LeRoy.
Assim continuou a sua carreira, fazendo parte de algumas equipas técnicas de renome, tendo inclusive feito parte de Ben-Hur (1959)

Em 1960 Leone arrisca pela primeira vez na realização com Il colosso di Rodi, mas é apenas em 1964, aos 35 anos, que alcança o sucesso ao adaptar Yojimbo, um filme de Akira Kurosawa, para um western. É desta forma que nasce Per un pugno di dollari/Por um punhado de dólares, o primeiro da trilogia dos dólares, estrelado pelo até então pouco conhecido Clint Eastwood.

Estava pela primeira vez reunida uma das melhores equipas do cinema: Sergio Leone, Clint Eastwood e o compositor Ennio Morricone, que continuariam a trabalhar juntos em Por qualche dollaro in più/Por mais alguns dólares e Il buono, il brutto, il cattivo/O bom, o mau e o vilão.


Em 1968, já consagrado internacionalmente, começa a preparar o seu projecto mais ambicioso, a trilogia "Era uma vez...": C'era una volta il West/Aconteceu no Oeste, e Giù la testa/Aguenta-te, Canalha são os primeiros filmes da trilogia. Depois disso, Leone trabalhou durante 13 como produtor e finalmente, em 1984 lança no Festival de Cannes Once Upon a Time in America/Era uma vez na América, finalizando assim a segunda trilogia. Curiosamente este filme, o único que não é um western, é considerado por muitos críticos o melhor trabalho do realizador que ficou célebre por aquele estilo.



Once Upon a Time in America/Era uma vez na América foi o último filme do realizador que durante anos contrariou o cinema italiano, famoso pelos filmes satíricos de Federico Fellini

Sergio Leone faleceu a 30 de Abril de 1989 e é hoje visto como um dos maiores realizadores de sempre, sendo inclusive uma referência para Quentin Tarantino ou Roberto Rodriguez.

0 comentários:

Enviar um comentário