terça-feira, 26 de novembro de 2013

25 filmes clássicos de domingo à tarde

Eu defendo que nas fnacs e wortens espalhadas pelo país, deveria ter uma secção só para os "filmes de domingo à tarde"... É que de facto é uma categoria à parte. 
Nos tempos em que o Facebook era um mito, o computador uma miragem e o telemóvel (quase) um luxo, era com a boa e velha televisão que passávamos o tempo. E ao contrário de hoje em dia, na altura tínhamos quatro canais. A RTP2 sempre foi o primo afastado, a TVI ainda estava a crescer e por isso era na inovadora SIC e principalmente na fiel RTP que encontrávamos o supra-sumo do entretenimento. 
A qualidade, como vamos ver, não era propriamente brilhante, mas a verdade é que quando acabei de fazer esta lista fiquei com saudades de rever alguns destes filmes. Afinal de contas a nossa infância é, para a maioria das pessoas, a fase mais feliz da nossa vida e quer queiramos quer não, estes filmes fazem parte de nós. Há sempre uma lembrança com este ou aquele filme. E é isso que pretendo proporcionar:


25º - Santa Cláusula (1994)

Comecemos pelo Natal, para acabar com o Natal. Acho que já sabem qual o filme que está em 1º lugar.


24º - Tartarugas Ninja (1990)

Se vias a série, viste o filme! E se não viste, não foi por falta de oportunidade. A RTP passava-o trinta vezes por ano (pelo menos era essa a ideia que tinha na altura).


23º - Beethoven (1992)

O filme que me fez pedir um São Bernardo vezes sem conta. Vendo hoje o trailer, percebi o porquê de os meus pais não ficarem tão felizes com a ideia como eu fiquei na altura.


22º - Matilda, a Espalha Brasas (1996)

O primeiro filme da lista em que aparece Danny DeVito... Ainda vai aparecer mais duas vezes.


21º - Junior (1994)

Arnold Schwarzenegger grávido. Porquê? Qual foi o mal que fizemos para ter de ver isto? (2º filme em que aparece Danny DeVito). 


20º - Palpitações (1990)

Este é aquele filme com uma espécie de cobra gigante que anda debaixo da terra. Lembram-se? Não?! Quero acreditar que não fui o único a ver isto com os meus pais...


19º - Double Team (1997)

Jean-Claude Van Damme tem vários filmes que podiam estar nesta lista. Escolhi o Double Team porque tem um Dennis Rodman de cabelo verde a lutar no Coliseu de Roma. 
Pergunto-me como é que este filme só tem um 4,4 no IMDb...


18º - O Pestinha (1990)

Como resumir este filme: festa de aniversário. Não é preciso dizer mais nada, pois não?


17º - Gémeos (1988)

Quem é que disse que Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito eram uma boa dupla? Alguém andou a apostar demasiado nestes dois juntos.


16º - Lagoa Azul (1980)

Eu continuo a achar que este filme é mauzinho. Mas há quem o defenda com unhas e dentes. A verdade é que, para o bem ou para o mal é um clássico e Brooke Shields... Brooke Shields... Brooke Shields...


15º - Papá para Sempre (1993)

Robin Williams vestido de mulher. É a imagem que se fica deste filme que na verdade nem é assim tão mau.


14º - O Pequeno Stuart Little (1999)

Ainda hoje acho alguma piada a este filme. E acho que foi ele que me fez querer ter um hamster (bastante mal cheiroso) que um dia desapareceu misteriosamente... A minha mãe continua a dizer que foi um gato. 


13º - Os Goonies (1985)

O Indiana Jones dos mais novos. Andei anos a tentar encontrar um mapa do tesouro graças a este filme.


12º - Coyote Bar (2000)

"É um filme de 2000. Só tem 13 anos." Sim... Pois... Mas há 13 anos eu tinha só tinha 7! E na SIC isto era o prato do dia. E que bom prato do dia para um miúdo de 7 anos...


11º - Querida, Encolhi os Miúdos (1989)

Se não me engano também faz parte dos clássicos da SIC. Um filmezinho da Disney que rendeu aproximadamente 222 milhões de dólares. 


10º - Três Homens e um Bebé (1987)

Tom Selleck, Steve Guttenberg e Ted Dandon juntos... E um bebé. É este o mote que leva a uma das comédias mais repetidas da televisão portuguesa. 


9º - Quem Tramou Roger Rabbit? (1988)

Um clássico da RTP. É provavelmente o melhor filme desta lista e é uma pena que já não passe na tv (pelo menos eu nunca mais o vi).


8º - A Família Addams (1991)

Este também faz parte dos filmes que ainda gosto. A Mão (quem não se lembra da Mão?)  era tão estranha... E como o filme não prima pela coerência, acaba por se tornar inesquecível. 


7º - Hora de Ponta (1998)

Esta lista não ficaria completa sem Jackie Chan. E em Rush Hour, juntamente com Chris Tucker, fazem uma das melhores duplas deste género de filmes. 


6º Momento da Verdade (1984)

Mais conhecido em Portugal como Karate Kid, é o filme que me fez destruir todos os bad boys lá da escola. Pelo menos nos meus sonhos...


5º - Doidos por Mary (1998)

Há um je ne sais quoi neste filme. É inexplicável o seu êxito... Mas esse je ne sais quoi obrigou-me a coloca-lo em 5º nesta lista. Porquê? (Mais uma vez) Je ne sais quoi!


4º Space Jam (1996)

Looney Tunes + Michael Jordan = Sucesso. O filme não é genial, mas a ideia é ($230 milhões).


3º A Máscara (1994)

Este é o filme que eu via sempre com o meu pai. Quando era dia de The Mask, a minha mãe sabia que não tinha outro remédio.


2º - Academia de Polícias (1984)

Depois da hora de almoço, ligavas a televisão na RTP1 e estava sempre a dar este filme. E esta afirmação é meia verdade. Não dava sempre o mesmo filme,mas quando decidiam passar o primeiro Academia de Polícias só paravam no último. Semana após semana... Ou seja, nada mais nada menos, do que 7 semanas seguidas de Academia de Polícias!


1º Sozinho em Casa (1990)

O rei dos reis dos filmes clássicos. E este ainda consegue ter uma outra categoria. O rei dos clássicos de Natal. Não é Natal sem Sozinho em Casa. E apesar de o ter visto milhares de vezes, quando sei que está a dar, mudo sempre para a TVI. Nem sequer o vejo. Só está ali a dar. E pronto, é Natal!

0 comentários:

Enviar um comentário